Vacinas em planos de saúde
Vacinas em planos de saúde
As vacinas são uma das formas de proteção de várias doenças causadas pelos agentes infecciosos, os vírus e bactérias. Seu uso é indispensável para a vida humana, mas é preciso saber onde encontrá-las, afinal os convênios não oferecem vacinas em planos de saúde.
Atualmente existem mais de 15 vacinas para diferentes doenças, mas tanto pela capacidade de produção de um laboratório quanto por questões econômicas do governo, nem todas as vacinas conseguem ser disponibilizadas gratuitamente pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Isso acontece porque é muito difícil para o governo de qualquer país conseguir atender toda a demanda de uma população, especialmente um tão grande quanto o Brasil, que possui mais de 200 milhões de pessoas.
Alternativas as vacinas em planos de saúde
As vacinas que são disponibilizadas nas campanhas de vacinação pelo Ministério da Saúde são aquelas que acontecem com maior decorrência na população do país, qual a faixa etária que essas doenças acometem e suas consequências, a fim de evitar internações e mortes.
As vacinas que não são oferecidas ou estão fora do período de campanha, podem ser encontradas em clínicas particulares de vacinação. Essas clínicas são especializadas em vacinação e possuem profissionais capacitados para desenvolver essa função.
As clínicas privadas também estão sob supervisão da Anvisa e as vacinas podem ser encontradas o ano todo, mas existe algum custo para ter acesso a elas. O valor nem sempre é muito baixo, por isso programe-se antes de visitar esses locais.
Ainda existem os Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (Cries), criados para atender as faixas etárias que não entram nas faixas atingidas pelas campanhas de vacinação, mas que possuem doenças crônicas, como diabetes, doenças do coração, do pulmão e outras.
Pessoas que possuem doenças crônicas, idosos com mais de 60 anos e funcionários públicos da área da saúde costumam fazer parte do grupo prioritário, pelo maior risco, mas nem sempre a faixa etária deles é atingida.
O Cries atende também indivíduos que tiveram hipersensibilidade ou algum efeito grave após o uso da vacina nas campanhas, assim como pacientes que foram expostos aos agentes infecciosos (vírus e bactérias).
Por essas razões que as vacinas em planos de saúde acabam não sendo obrigatórias, pois já existe uma grande oferta do governo, através das campanhas que ocorrem para diferentes vacinas ao longo do ano e através das clínicas particulares de vacinação, que existem em várias cidades do país.
Apesar de não serem obrigatórias, alguns planos oferecem vacinas esporádicas, em especial quando há surtos de doenças. Vale a pena checar se o seu plano de saúde oferece, por exemplo, vacina contra gripe no período do inverno.
Veja se o seu convênio ou plano de saúde oferece parceria com alguma clínica de vacinação particular local, para conseguir maiores informações e descobrir se tem direito a algum desconto. Alguns convênios trabalham com o sistema de reembolso.
Fique atento as datas das campanhas, sobre quais vacinas serão aplicadas e se todas as suas doses estão em dia. O governo costuma fazer campanha de vacinação contra gripe, febre amarela e poliomielite.
Bebês e crianças também precisam ser vacinados para determinadas doenças, em diferentes doses que os adultos, então leve seus filhos e crianças na família para tomar.
Mesmo sem a disponibilidade das vacinas em planos de saúde, elas são muito importantes para a saúde e bem estar de todos, por isso não deixe de participar das campanhas de vacinação e estar com sua carteira da mesma em atualizada.