Febre Amarela – Sintomas e Prevenção
Febre Amarela – Sintomas e Prevenção
A febre amarela é uma infecção viral transmitida por mosquitos que carregam a doença, tanto em áreas urbanas quanto em áreas silvestres, que ocorrem principalmente na América do Sul e na América Central.
A doença é contagiosa durante sete dias após a picada do agente transmissor, podendo este ser o Aedes Aegypti, em regiões urbanas. A doença é a mesma independente do local em que o paciente foi picado, mas é aconselhável que este saiba se foi em região urbana ou silvestre, para saber se o mosquito contraiu de um animal doente ou de outra pessoa.
O nome da doença se dá pela icterícia causada nos pacientes, sintoma que deixa a pele com aspecto amarelado. O último surto da febre amarela foi no começo desse ano, com mais de 243 casos confirmados e 100 mortes.
Sintomas da Febre Amarela
O vírus que causa a doença é considerado perigoso e está na mesma família dos vírus que causam a dengue e o zica, mas ainda assim são bem diferentes. Descubra abaixo quais são os sintomas da febre amarela:
- Fadiga
- Fraqueza
- Olhos, língua ou face avermelhadas
- Febre
- Dores no corpo
- Dores de cabeça
- Náuseas e vômito
- Perda de apetite
Os sintomas da febre amarela geralmente duram de três a quatro dias, considerada a fase aguda da doença, e costumam melhorar sozinhos. Mesmo assim, nunca faça um autodiagnostico ou a automedicação, visite um médico para que haja uma avaliação e um acompanhamento apropriado para a situação.
Algumas pessoas podem apresentar sintomas mais graves 24 horas após a melhora dos sintomas iniciais da febre amarela. Essa fase é conhecida como tóxica, quando o vírus pode atacar diferentes sistemas e órgãos do corpo, especialmente o fígado e o rim.
Na fase tóxica, os antigos sintomas da febre amarela podem reaparecer ainda mais fortes, assim como novos sintomas:
- Febre alta intermitente
- Urina com cor diferente
- Sangramento pela boca, nariz ou olhos
- Dores na região do abdômen
- Icterícia
- Convulsões
- Alucinações
Essa fase pode levar a morte rapidamente, entre sete e dez dias, por isso ao sinal de qualquer sintoma da doença na fase aguda ou na fase tóxica, é necessário que o paciente receba ajuda médica.
Um clínico geral ou um infectologista pode ajuda-lo, tanto com os sintomas da febre amarela quanto para a vigilância da febre amarela, que deve ser monitorada para evitar novos surtos.
Os sintomas e o desenvolver dessa condição são muito parecidos com de outras doenças, como dengue comum e hemorrágica, malária e hepatite viral, por isso compartilhe detalhadamente seus sintomas ao seu médico.
A doença pode ser detectada através de um exame de sangue, qual será possível constatar se há ou não a presença do vírus. Conte ao médico se você acredita que esteve em contato com o agente transmissor.
Prevenção da Febre Amarela
A organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a vacina contra febre amarela é a forma mais eficaz e relevante de como se prevenir da febre amarela, já que não existe um medicamento desenvolvido para a cura dessa condição ou uma forma de combater definitivamente seus transmissores, apesar das campanhas para isso.
Recentemente, o Brasil adotou a dose única da vacina contra febre amarela, que antes necessitava de uma dose de reforço após dez anos da primeira dose. A vacina da febre amarela é recomendada para todas as pessoas acima de 09 meses de idade, exceto gestantes, lactantes, pessoas com problemas de imunidade e idosos com mais de 60 anos. É preciso saber que os planos de saúde não são responsáveis pela distribuição desse tipo vacina
Se alguma pessoa for viajar para áreas de surtos ou algum estrangeiro deseja visitar o Brasil, é recomendado que a vacina seja tomada pelo menos 15 dias antes da viagem. Alguns países inclusive exigem essa vacina da febre amarela na hora de adentrar o país.
Faça a prevenção da febre amarela tomando a vacina e combatendo os mosquitos que transmitem a doença, evitando deixar água acumulada, colocando telas em casa e limpando as calhas. Ao presenciar quaisquer sintomas da febre amarela, visite um médico.
Lembre-se que, caso você tenha contraído a doença e deseja contratar um plano de saúde, deve reportar ao plano de saúde como sendo uma doença preexistente, caso você não divulgue a informação no momento da contratação, corre o risco de ter o contrato do plano de saúde cancelado. A febre amarela é uma doença séria que pode levar a complicações e mesmo que tenha acabado de contratar o plano de saúde, a legislação proíbe que seu plano tenha carência em casos de urgência.