Dependentes em planos de saúde
Dependentes em planos de saúde
Adicionar dependentes em planos de saúde é uma dúvida muito comum entre as pessoas que contratam os diferentes planos de saúde, mas saiba que essa ação depende do tipo de contrato que foi assinado entre o beneficiário e a operadora.
No plano individual ou familiar, quando o contrato não prevê a adesão de dependentes, é possível mudar seu contrato e pedir esse adicional para a seguradora.
Se os beneficiários entrarem como dependentes no começo do plano de saúde, precisarão passar pelo prazo de carência da mesma forma que a pessoa que contratou o plano.
Bebês e recém-nascidos também podem ser adicionados como dependentes em planos de saúde e precisam estar incluídos para utilizá-lo, mesmo se a mãe já possuir, mas eles não costumam passar pelo período de carência estipulado pelas seguradoras.
Filhos ou pessoas que estejam sob sua guarda com até 21 anos ou os mesmos entre 21 e 24 que sejam dependentes economicamente ou que ainda sejam estudantes de cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação podem ser considerados dependentes.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) também prevê que o parceiro do mesmo sexo também pode ser considerado dependente, desde que a união estável seja comprovada.
Antes de escolher e assinar um contrato cheque as condições de inclusão de dependentes em planos de saúde, quais seriam esses e quantos poderiam ser. Verifique também o custo do plano com dependentes e sem eles.
Mesmo em contratos antigos, emitidos antes de 1999, é possível pedir a inclusão dos dependentes. Faça essa solicitação de forma escrita, para poder provar o que foi pedido.
Dependentes em planos de saúde empresariais e coletivos
Já nos planos coletivos e empresariais, se estiverem previstos no contrato, costumam poder aderir ao plano de saúde pessoas com até terceiro grau de parentesco consanguíneo. A quantidade de pessoas é uma questão a ser vista com o empregador e o tipo de plano escolhido.
Esse tipo de plano é o mais comum no Brasil, por ser utilizado por muitas pessoas, ele possui melhores taxas e condições. Uma observação a ser realizada é que nem sempre ele possui todos os direitos disponíveis nos planos familiares e individuais, em especial com relação ao reajuste em planos empresariais.
Com descontos que chegam a 40% do plano de saúde, os planos empresariais e coletivos são contratados para beneficiários de uma empresa ou organização, mas que muitas vezes pode ser estendido para dependentes em planos de saúde.
Cônjuges, companheiro e parentes de 1º a 3º grau consanguíneo podem ser considerados dependentes nesses planos, de acordo com a lei prevista pela ANS. Ou seja, maridos, esposas, filhos, avôs, netos, bisavôs e bisnetos se encaixam aqui.
A existência do plano de saúde nas empresas atualmente é muito importante, pois gera um ambiente seguro, passa uma sensação de confiança aos funcionários e gera valores mais acessíveis para aqueles que você contrata.
Para uma empresa contratar esse tipo de plano, basta que a parte de Relações Humanas (RH) entre em contato com as empresas e seguradoras que oferecem esse serviço. Caso você possua uma pequena ou média empresa (PME), pode fazer uma cotação de plano de saúde conosco, e ver ótimas opções desse produto.
Tanto nos planos empresariais quanto familiares e individuais, verifique a possibilidade de adesão de dependentes em planos de saúde no futuro, pois se você tem planos de aumentar a família, um plano que não prevê dependente pode causar dor de cabeça e gastos mais pra frente. Vale também o cuidado para ver se o seu plano de saúde é ambulatorial ou hospitalar ou mesmo se possui coparticipação (fique atento!). Atualmente, temos como referência de excelência o plano de saúde Bradesco, plano de saúde Amil e plano de saúde SulAmérica.
Ter um bom plano de saúde, independente do tipo escolhido e oferecido, é muito importante para a manutenção de uma boa saúde e o cuidado com você e sua família. Adicionar dependentes em planos de saúde é uma coisa comum e fácil de fazer, por isso não os deixe de fora para que eles também possam aproveitar dos benefícios. Devido ao sucesso dos planos de saúde privados, houve uma grande quantidade de operadoras novas no mercado, sendo que nos últimos anos a ANS teve de suspender os planos com baixos índices de qualidade. Se quiser, veja nosso guia de como escolher os melhores planos de saúde e evite dores de cabeça no futuro.