Como funciona o reajuste para plano de saúde para empresa?
Como funciona o reajuste para plano de saúde para empresa?
Essa questão preocupa aqueles que são segurados por planos de saúde empresariais, pois terão de ter de arcar com mudanças de mensalidade que acontecerem, muitas vezes acima dos índices de inflação mais conhecidos.
Para esclarecer sobre o reajuste para plano de saúde empresarial fizemos este artigo, tirando as dúvidas mais frequentes.
Reajuste para plano de saúde empresarial é diferente do plano de saúde individual?
De maneira objetiva: sim, é diferente! É preciso entender que um deles é regulado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o outro não.
O plano de saúde individual tem o seu reajuste anual fiscalizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, o que significa que independentemente do desejo do convênio médico caberá a ANS determinar se a transformação de valores pode acontecer ou não naquela esfera específica. Ou seja, existe uma negociação entre as operadoras de plano de saúde e a agência do governo. Dessa forma é definido o índice de reajuste dos planos individuais.
No caso do reajuste para plano de saúde empresarial não é assim que funciona. Não há nenhuma regulação da Agência Nacional de Saúde Suplementar, o que definitivamente gera muita insegurança e preocupação no consumidor!
Como funciona o reajuste para plano de saúde empresarial então?
Como dito anteriormente o plano de saúde individual tem o seu reajuste fiscalizado e limitado pela ANS. Por mais que uma seguradora de planos de saúde queira aumentar a mensalidade em 500% há uma agência nacional que é responsável por impedir justamente esse tipo de ação!
Isso dá uma certa segurança para o beneficiário, que confia que não será prejudicado pelo plano de saúde se há um órgão regulador que avalia as suas decisões de maneira criteriosa! É claro que essa segurança tem um preço. Em geral, os planos de saúde individuais tem custo maior no começo, porém isso pode compensar ao longo dos anos com menores reajustes plano de saúde. No momento, poucas operadoras oferecem a modalidade de plano individual. Duas ótimas opções que oferecem planos individuais são a Trasmontano e a São Cristóvão.
No reajuste para plano de saúde empresarial isso não acontece, mas talvez justamente por isso seja até melhor do que o que acontece com um plano de saúde individual.
No caso do plano de saúde empresarial que tenha mais de 30 funcionários segurados cabe a organização empresarial negociar com o convênio médico o valor desse reajuste.
É isso mesmo: nos casos de plano de saúde empresarial a Agência Nacional de Saúde Suplementar não se envolve porque sabe que a decisão cabe por lei ao cliente e a seguradora de planos de saúde, que entram em um acordo e firmam contrato!
Por que o reajuste para plano de saúde empresarial funciona desse jeito?
Com certeza aqui cabe a explicação, e é isso que vamos fazer: no caso do plano de saúde individual a seguradora recebe apenas a sua mensalidade, o que torna importante para ela que haja um reajuste alto, para cobrir os custos e encargos que ela acaba tendo com você a cada virada de ano.
O mesmo não ocorre no plano de saúde empresarial. Por que? Por que é mais de um consumidor por convênio médico. Na verdade, são vários consumidores, várias mensalidades em um só convênio médico. Aqui, a seguradora fará uma avaliação do coletivo, ou seja, de todos os funcionários que compartilham aquele plano de saúde coletivo. Apesar dessa liberdade, a operadora não pode reajustar o preço mais de uma vez ao ano, na data de aniversário do contrato.
Na prática isso significa que uma seguradora pode abrir mão de um reajuste alto num plano de saúde empresarial porque recebe muito dinheiro desse conveniado, então é interessante para ela abrir mão de cobranças grandes, se puder garantir que esses conveniados seguirão em seu plano de saúde por muito mais tempo!
É por isso que o reajuste para plano de saúde empresarial é negociado diretamente com a operadora de planos de saúde, sem que haja intromissão da Agência Nacional de Saúde Suplementar na questão! É por isso que muitas vezes sai mais em conta fazer parte de um plano de saúde empresarial do que de um plano de saúde individual! Vale lembrar, que os planos de saúde para empresas contam com uma ampla rede credenciada.
Uma prática comum para reduzir custos é migrar de uma operadora para outra, quando os reajustes vêm muito altos. Dessa maneira é possível manter a qualidade da rede de atendimento, mas com custo reduzido. Para saber quais as melhores opções para sua família ou empresa, fale conosco e peça uma assessoria com um consultor da AJIC Seguros. Entre em contato clicando aqui e tenha ajuda especializada.