Cobertura de psicólogos e nutricionistas: conheça seus direitos!
Cobertura de psicólogos e nutricionistas: conheça seus direitos!
Ter um plano de saúde não significava necessariamente poder contar com a cobertura de psicólogos e nutricionistas através do convênio. Isso acontecia porque não havia a obrigatoriedade por parte das operadoras de oferecer o serviço desses profissionais através do pagamento de suas mensalidades.
Com o passar dos anos isso mudou, principalmente porque as áreas de psicologia e nutrição passaram a ser mais exploradas e com o tempo foi-se vendo o quanto eram importantes para a saúde e bem estar dos indivíduos de modo geral.
Hoje em dia existem normas a respeito da cobertura de psicólogos e nutricionistas através dos planos de saúde. Se você é um segurado ou deseja se tornar beneficiário em breve é bom conhecer seus direitos, então não deixe de ler esse artigo!
Cobertura de psicólogos e nutricionistas nos planos de saúde – Ela existe?
Por muito tempo a resposta para essa pergunta seria “não”. Afinal, esses profissionais não eram vistos como fundamentais para que um indivíduo fosse saudável e vivesse plenamente a sua vida.
Sendo assim, as seguradoras que ofereciam os planos de saúde entendiam que esse tipo de serviço era supérfluo, podendo fazer parte do rol de gastos extras de uma família. Se tratar com um psicólogo ou nutricionista não era entendido como um caso de necessidade, mas sim como um luxo, uma extravagância.
Felizmente houve uma evolução desses conceitos e hoje se sabe o quanto a psicologia e a nutrição podem nos fazer bem. Uma terapia adequada e o acompanhamento de um nutricionista podem fazer a diferença que faltava para uma pessoa ir em frente e mudar a sua vida para melhor!
É por essa razão que desde 2010 a Agência Nacional de Saúde obriga que haja cobertura de psicólogos e nutricionistas nos planos de saúde, assim como de outros profissionais que eram vistos como dispensáveis até pouco tempo atrás, como o terapeuta ocupacional e o fonoaudiólogo!
Cobertura de psicólogos e nutricionistas nos planos de saúde – Como funciona?
Quem é responsável por dizer que coberturas são obrigatórias nos planos de saúde é a Agência Nacional de Saúde, também conhecida como ANS. Desde 2010 a cobertura de psicólogos e nutricionistas foi normatizada, mas existem regras para elas.
Uma das regras é que no caso dessas especialidades serem utilizadas pelos beneficiários não é possível fazer quantas sessões quiser. Existe um teto de sessões permitidas por ano.
Além disso, essa cobertura só é dada no caso de se comprovar a necessidade através de diagnósticos específicos. Falaremos mais a seguir a respeito, então vem conferir!
Para se consultar com um psicólogo através do plano de saúde você precisa…
- Entender que terá direito a 40 sessões anualmente, nunca mais do que isso;
- Além disso, é necessário ter um diagnóstico em esquizofrenia ou transtorno delirante, seja primário ou secundário;
- Outra possibilidade é ter diagnóstico em transtorno de desenvolvimento psicológico, ou apresentar problemas fisiológicos e funcionais por isso. O diagnóstico pode ser de primeiro ou segundo grau;
- Além disso, também é possível fazer as consultas com um psicólogo se você tem um diagnóstico em transtorno de humor, seja primário ou secundário;
Para se consultar com um nutricionista através do plano de saúde você precisa…
- Aceitar que terá apenas 12 consultas cobertas pelo convênio, não mais do que isso;
- Ter o diagnóstico comprovatório de diabetes;
- Ter se consultado com especialistas pelo menos duas vezes nos últimos doze meses. A especialidade pode ser endocrinologia, oftalmologia, cardiologia ou nefrologia;
- Ter feito pelo menos um eletrocardiograma no seu último ano;
- Apresentar pelo menos dois exames de sangue em que o resultado mostra que você tem hemoglobina glicosilada, isso só no último ano;
Como você pode ver não é nada fácil ter o atendimento de um psicólogo ou de um nutricionista de maneira irrestrita pelo plano. Mesmo tendo uma série de diagnósticos específicos só é possível fazer um número limitado de consultas contando com a cobertura, o que pode muitas vezes ser prejudicial na evolução do tratamento.
A cobertura de psicólogos e nutricionistas nos planos de saúde ainda é uma novidade, que tem muito a melhorar e a expectativa é que com o passar do tempo o atendimento torne-se irrestrito, o que seria muito melhor para todos os beneficiários e profissionais envolvidos!